quinta-feira, junho 25, 2009

Plano Lúdico Museológico- Arronches

Que grande aventura!!

Parti eu e os meus meninos para uma pequena grande aventura, fizemos pouco mais de 20km no autocarro da junta de freguesia.

Lá fomos nós em direcção à Arronches para visitar o Museu de (a) Brincar e participar nas actividades do Centro Lúdico, quando nos deparámos também com a decoração das festas do S.João. Foi muito divertido andar a brincar debaixo dos papéis que dançavam ao vento!! Confesso que fiquei com uma certa nostalgia, andar debaixo de flores de papel é-me tão familiar, que saudades das festas do Povo... snif ... snif... :(

Começámos pelas actividades do Centro Lúdico e foi uma verdadeira surpresa!!


Ouvimos 2 histórias de fantoches: "O gato Adormecido" de Judy Allen e uma versão da história do "Alfaiate Valente"que é a história do "Cavaleiro Caio". Se eu estiver errada digam-me :)


Depois fomos conhecer outra parte do Centro Lúdico que é fantástica!! Assim que se abriu uma porta fomos transportados para um mundo completamente diferente e fomos para casa do Lobo ver uma animação da história de "A ovelhinha que veio para o jantar" de Steve Smallman. As crianças adoraram.
Se não conhecem a história podem espreitar em:

http://www.portaldacrianca.com.pt/imagens/lerhistoria/historia-47.pdf




Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido pelas profissionais do Centro Lúdico. Fomos muito bem recebidos. Adorámos o espaço a decoração a escolha das histórias, o profissionalismo. Aconselho mesmo!! Vão até Arronches e participem no Plano Lúdico Museológico. Já temos coisas com muita qualidade perto de nós! Temos que valoriza-las.

O Museu de (a) Brincar encerrou o nosso passeio em pleno. Ficámos a conhecer muitos brinquedos e muitas histórias de brinquedos do tempo dos nossos avós e bisavós.

Espreitem e fiquem a saber um pouco mais:

http://cea.cm-arronches.pt/Roteiro.pdf

O que correu menos bem foi o nosso almoço, pois o espaço que habitualmente era cedido para os pequenos poderem fazer o seu piquenique, estava em obras e não nos foi dada uma alternativa. Sentámos na bela sombra de uma figueira, no meio da relva de um jardim, e comemos arroz e rissóis com formiguitas de sobremesa.



"COM A BOCA CHEIA DE MARMELADA A HISTÓRIA FICOU CONTADA"


OU


"COM POZINHOS DE PERLIM PIM PIM ESTA HISTÓRIA CHEGOU AO FIM"


domingo, junho 21, 2009

Cuidados com o sol

Nunca é demais alertar para os cuidados a ter com a exposição ao sol. Porque ainda vejo muitas amigas minhas inconscientes e a fazer loucuras. E por favor pensem bem antes de espalhar óleo no corpo para se expor ao sol e ficar morenas mais rápido. Será que vale a pena?
Porque afinal depois de tanto trabalho o bronzeado desaparece...Lol...Fica aqui uma palavra de ALERTA e alguns conselhos provavelmente em teoria toda agente sabe, mas é muito raro serem cumpridos.



Quem deve ter mais cuidado com o sol?


Os bebés, as crianças, as mulheres grávidas, os idosos e as pessoas de olhos e pele clara, ou com antecedentes familiares de cancro de pele.


O saco de praia
O saco deve ter sempre os seguintes objectos:
  • Boné ou chapéu de abas largas
  • Óculos de sol para filtrar os raios UVA e UVB (raios infra-vermelhos e ultra-violetas)
  • Uma t-shirt
  • Calções ou fato de banho
  • Creme solar de protecção para UVA e UVB, índice 30 (pelo menos)
  • Uma garrafa de água

Atenção especial para crianças com menos de três anos

O creme de protecção, para estas idades, deve ser de protecção total e deve levar-se ainda um guarda sol e um vaporizador de água.

O que fazer quando estamos na praia:

  • As nossa primeiras idas à praia devem ser curtas, sendo progressivamente alongadas. Mas tem atenção: nunca estejas muitas horas seguidas ao sol e evita-o no período entre as 11 e as 16 horas.
  • O creme protector deve ser aplicado meia hora antes de ir para a praia, devendo-se repetir a sua aplicação de duas em duas horas, ou sempre que tomamos banho.
  • Alguns medicamentos, perfumes e desodorizantes em contacto com os raios solares podem causar alergias. Se tal te acontecer, fala com os teus pais.
  • Protege os sinais da pele com um creme e vigia a sua evolução. Caso observes alterações, informa os teus pais e consulta um dermatologista.
  • Cuidado com o uso dos bronzeadores, pois podem agravar os efeitos nocivos do sol.
  • Mesmo quando já estiveres bronzeado, deves continuar a proteger sempre a pele.
  • O guarda-sol diminui a intensidade das radiações solares, mas não protege integralmente.

E mais três conselhos:

  • Os bebés e crianças com menos de três anos devem estar sempre à sombra, proteger a pele com creme de protecção total, vestir uma t-shirt e usar chapéu na cabeça.
  • No carro,devem equipar-se os vidros com telas protectoras e evitar viagens nos períodos de maior calor.
  • Nunca esquecer, que nos dias de muito calor, se deve beber muita água para evitar a desidratação

Fonte

É o BLOG DO TINONI EM: http://casadotinoni.blogspot.com

Passem por lá tem também muita informação sobre a estirpe da gripe H1N1

E sempre pode procurar saber um pouco mais em:

http://www.cm-cascais.pt/Cascais/Noticias/cuidados_sol_calor.htm

http://www.dgs.pt/

http://www.srsdocs.com/parcerias/revista_imprensa/diversos/2006/div_2006_06_26_01.htm

http://www.dermo.pt/

Desejo a todos um excelente verão mas não se esqueçam CUIDADO COM O SOL!!!

quinta-feira, junho 18, 2009

Como conseguir os seus rabiscos




Este site deixa qualquer imagem, fotografia, actividades de livros... a preto e branco. Experimente e consiga o seus rabiscos, moldes, desenhos para colorir.

http://www.dumpr.net/sketch.php

Uma dica da amiga Bé do blog Educar Partilhando.
Obrigado

terça-feira, junho 16, 2009

Anéis em arame

Mais uma das minhas aventuras!! Desta vez alguns anéis.
Já tenho esta foto há algum tempo mas só hoje a coloquei aqui. Bem, nem imaginam, senti-me uma verdadeira "SENHORA DOS ANÉIS"...Lol.



segunda-feira, junho 15, 2009

Ideias e Arte

De vez em quando é bom receber visitas inesperadas. E é melhor ainda quando os blogs nos dizem algo. O blog da Rê para nós educadoras tem muitas coisas práticas e fáceis de fazer. Passem por lá para espreitar.


É só descobrir e depois criar e dar largas à imaginação.
Bom trabalho!

quinta-feira, junho 04, 2009

Milagre da Coca-Cola

Este foi o presente que a minha colega Kiki fez para os meninos e meninas da sala dos 2 anos com garrafas de vidro da Coca Cola. Um verdadeiro milagre, quando começaram a pintar as garrafas nunca imaginei que este fosse o resultado final.


quarta-feira, junho 03, 2009

T-shirts do Dia da Criança

Estas T-shirts foram as que os meus meninos me ajudaram a pintar para vestirmos no dia da Criança. Os peixinhos para os meninos, que são só 5, e 15 borboletas para as meninas.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...